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Marqueteiros avaliam chances dos candidatos a prefeito de Salvador

Postado Por: Igor Almeida As quarta-feira, 8 de agosto de 2012 | 03:20

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Marqueteiros avaliam chances dos candidatos a prefeito de Salvador
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A dois meses do primeiro turno das eleições municipais, marcado para o próximo dia 7 de outubro, o Bahia Notícias ouviu os responsáveis pelas campanhas dos candidatos à prefeitura de Salvador. Coordenador da campanha de ACM Neto (DEM), Pascoal Gomes disse que os próximos dois meses representam “a reta de chegada”.

Segundo ele, o que muda nesse período é “intensificação da campanha de rua”. Pascoal não entrou em detalhes sobre a estratégia que vai nortear o marketing do democrata, mas garantiu que o resultado da pesquisa de intenção de voto divulgada na última sexta-feira (3), que aponta a liderança de ACM Neto, não vai interferir na condução do planejamento.

O publicitário Sidônio Palmeira, responsável pela coordenação da campanha do petista Nelson Pelegrino, considera que “a população ainda não está no clima das eleições” e isso só deve mudar a partir do próximo dia 21, quando tem início a veiculação da propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio. Sidônio minimizou o levantamento do Ibope, ao destacar que é “muito cedo” para que as sondagens com os eleitores sejam feitas.

Augusto Fonseca, que responde pela coordenação da campanha de Mário Kertész (PMDB) concorda com as duas premissas de Sidônio: o eleitorado ainda não está envolvido no clima eleitoral e o quadro ganhará novos contornos quando os pleiteantes apresentarem suas propostas durante o horário político gratuito. Fonseca destaca a “boa capacidade de comunicação” como importante diferencial do peemedebista e é prudente ao fazer estimativas. “Queremos ir para o segundo turno; uma coisa de cada vez”, disse ao BN.

Ex-candidata a senadora pelo PSOL em 2010, Zilmar Alverita está à frente da campanha do seu correligionário Hamilton Assis, da coligação “Capital da Resistência”. Ela acredita na existência de um “espaço muito grande para o crescimento” da candidatura do pessolista porque “há um percentual altíssimo de indecisos”. Mas Zilmar nega que a estratégia de campanha seja direcionada aos eleitores que não decidiram o voto. Na sua avaliação, está em curso uma “crise política” dos personagens “tradicionais” e boa receptividade do público a nomes como o de Hamilton, qualificado por Zilmar como “único que falou sobre questões essenciais para a cidade” no debate da Band Bahia.

O próximo bimestre será decisivo para o crescimento de Márcio Marinho (PRB), de acordo com a análise do marqueteiro do candidato, Fred Maron. Segundo ele, “a gente pode dizer que tem dois terços do período de campanha” porque as ações de marketing político começaram somente há um mês, uma vez que Marinho “foi o último candidato a se lançar para o pleito”. Maron admite que uma vitória do Bispo Marinho no primeiro turno seria “quase um milagre”, mas “na ida para o segundo turno, a gente acredita”, afirmou ao BN.

Já a campanha de Rogério da Luz é coordenada por um núcleo, do qual faz parte a jornalista Cássia Reuter, que conversou com o BN sobre as diretrizes do marketing do candidato do PRTB. Cássia afirmou que a “tendência” é o crescimento de Da Luz, o que, segundo ela, já tem acontecido. “Na primeira pesquisa, Da Luz estava no sexto lugar, depois de Hamilton (Assis, do PSOL). Agora, ele está em quinto lugar”, considerou. De acordo com ela, o “carro-chefe” da campanha de Rogério da Luz será mesmo o aerotrem. “Uma proposta que só foi apresentada por ele, é viável e não é um projeto mirabolante”, resumiu. (Informações Bahia Noticias)