Home » » SEDRU consegue agência da CrediBahia para Serra Preta.

SEDRU consegue agência da CrediBahia para Serra Preta.

Postado Por: PRB Serra Preta As sábado, 20 de agosto de 2011 | 08:19

Compartilhe este artigo: :
Serra Preta ganhará Agência de microcrédito Solidário, a inauguração está prevista para o dia 30 de setembro. A iniciativa foi articulada pela SEDRU – Secretaria de Desenvolvimento Rural e Urbano, através do secretário Paulo Sérgio de Jesus.

O CrediBahia, programa de microcrédito oferecido pela Desenbahia, ampliará a sua atuação, chegando a mais 10 municípios baianos. Dessa forma, o total de cidades atendidas vai passar para 167. Na tarde desta quinta-feira, 2, foram assinados o termo de adesão e o convênio de cooperação técnica entre as Prefeituras, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Desenbahia e Sebrae. A assinatura aconteceu na Sala de Reunião da Setre, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Na ocasião, estavam presentes os prefeitos dos municípios de Heliopólis, Muniz Ferreira e Serra Preta. Os empreendedores dessas e das demais cidades que aderiram ao programa poderão ter acesso a linhas de crédito oferecidas pelo CrediBahia, recebendo todas as orientações necessárias nas agências que serão estruturadas nas localidades. Além dos três municípios citados, serão contemplados com as agências do CrediBahia: Buerarema, Nova Viçosa, Guaratinga, Serrinha, Juazeiro, Souto Soares e Uruçuca.

Ao Sebrae, caberá a parte de capacitação dos agentes de microcrédito que atuarão nos municípios. Para Walter Almeida, prefeito de Heliopólis, distante 300 km de Salvador, ter à disposição uma agência do CrediBahia será de extrema importância para a economia local. “Não temos agência bancária em nosso município e grande parte dos nossos trabalhadores vive na informalidade. Essa iniciativa trará, sem dúvidas, resultados muito positivos”, afirmou.

Adeil Figueiredo, prefeito do município de Serra Preta, a 160 km da capital, acredita também que a instalação da agência do CrediBahia vai ajudar no desenvolvimento local. “Na zona rural, temos a predominância de agricultores familiares, enquanto na zona urbana a economia é baseada em pequenos comércios. Esperamos beneficiar esses empreendedores e, além disso, estimular o empreendedorismo entre os jovens”, destacou.

Já Antônio Rodrigues, prefeito de Muniz Ferreira, a 200 km de Salvador, disse que a iniciativa é mais uma forma de contribuir para que os moradores de pequenas cidades possam permanecer em suas terras natais. “Essa ajuda é de suma importância para viabilizar oportunidades a essas pessoas que, muitas vezes, deixam seus lares por necessidade de buscar um sustento para a família”, pontuou.

O superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, ressaltou que o crédito é fundamental na economia. “A abertura de uma agência do CrediBahia é uma forma de aprimorar o desenvolvimento local com foco nas micro e pequenas empresas”, disse. Nesse contexto, Edival reforçou a importância da legalização. “A lei do Empreendedor Individual configurou-se num grande avanço, ao reconhcer a existência de trabalhadores informais que contribuem, sim, para a economia”, declarou.

O superintendente falou ainda da facilidade que o trabalhador tem de tirar o seu CNPJ em menos de 15 minutos. “Sem burocracia, eles podem se formalizar, ganhando amparo da Previdência, elevando a autoestima e recuperando a dignidade”, apontou. Ele complementou a sua fala, afirmando que a capacitação dos agentes de microcrédito deveria levar em conta a questão do Empreendedor Individual, como forma de incentivar a legalização.