Home » » Entrevista com o Professor Mário Ângelo.

Entrevista com o Professor Mário Ângelo.

Postado Por: Igor Almeida As sábado, 12 de novembro de 2011 | 04:29

Compartilhe este artigo: :

Conecta Serra Preta: Você teve uma votação muito expressiva nas últimas eleições, pretende concorrer novamente a uma vaga na câmara de vereador?

“Sou suplente de vereador atualmente, embora acabo de me filiar no PCdoB, legalmente abrindo mão da condição de suplente do PT. Agradeço a todos os serrapretenses que votaram e torceram para me ver na Câmara fiscalizando e contribuindo com projetos inovadores para o nosso sofrido município. Certamente, se eleito, eu ia me dedicar tempo suficiente para ser um Vereador exemplar, digno, onde a população tivesse orgulho de nosso mandato. Mas vamos olhar para o futuro. E no futuro próximo não me vejo mais candidato a Vereador. Meus companheiros de partido, amigos e eleitores sempre estimulam a minha candidatura. Mas volto a afirmar que não é meu desejo e devo insistir nesta tese. Isso não quer dizer que estarei afastado das eleições de 2012. Pelo contrário, usarei meu tempo para coordenar e apoiar os candidatos do meu partido e da coligação que acreditam no desenvolvimento de Serra Preta.”

Conecta Serra Preta: Como anda os projetos do ACB? Uma pessoa que não quis se identificar afirma que há desvios de verbas na ACB que é presidida pelo Senhor. Como você encara isso?

“Os projetos da ACB estão praticamente todos parados por falta de dinheiro. A ACB nunca recebeu recursos públicos. Todos os recursos que foram gastos em atividades da Instituição eram financiados pela loja do meu irmão, Barreto Água Mineral, e Lucas que mora nos EUA. Nunca ocorreu depósito em espécie. Sempre os patrocinadores pagavam a despesa direto ao fornecedor. Lucas custeou a reforma do galpão e instalação elétrica do Clube do Bravolândia diretamente com a Diretoria. Meu irmão era o grande financiador da Festa das Crianças, juntamente com alguns comerciantes de Bravo que cediam lanches e outros materiais. Meu papel na ACB era basicamente organizar reuniões, pautas de ação e dirigir a oficina de vídeo. Todos os instrutores eram voluntários. Quanto à notícia de desvio, para mim é novidade. Alias, a ACB não tem nem o que desviar (risos). Quem anda falando isso no silêncio e não prova é no mínimo um irresponsável ou frustrado. Agora, no início do registro da Instituição, Sérgio Ribeiro, atual Secretário da prefeitura, afirmou que Lucas (Vange de Seu Didino) tava montando uma Fundação para lavar dinheiro no Brasil. Foi algo grave que até hoje eu não sei de onde ele tirou a idéia. Sérgio era considerado como parente para a família de Seu Didino, inclusive Márcia, esposa de Lucas, desejava que ele fosse um dos membros da ACB na época. Eu até tentei intermediar o problema e a “briga” esfriou. Lucas na verdade foi um dos grandes responsáveis pela concretização da Casa do Estudante em Feira de Santana, projeto escrito por mim. Bancou sozinho, por 02 anos, aluguel e as três refeições. Quase todos que moraram na Casa entraram na Universidade pública. Ele acredita que Serra Preta muda se o povo tiver acesso ao conhecimento. Com a crise americana, ele teve dificuldades em investir em ações sociais. Hoje, a ACB apenas administra o prédio do jeito que pode. Vamos até cobrar uma taxa de manutenção do espaço. Tudo que fizemos de concreto este ano foi o passeio ciclístico junto com o Bravolândia e arrecadamos 800 reais com vendas de camisetas. Segundo Alexsandro, Diretor Financeiro da ACB, a associação conta com 400 reais em caixa e nenhum débito na praça.”

Conecta Serra Preta: Voltando a política, em um passado recente o vereador Edmilson Azevedo(PT) em entrevista concedida ao blog de Junior Celul@res afirmou que grande parte dos votos que você teve na última eleição migraram pra ele. Como você reagiu a essa afirmação?

“Tudo indica que candidato a Vereador não serei. Se o pensamento dele for verdade, bom pra ele. Só posso afirmar que meu voto ele não tem. Já o eleitor está livre para votar em quem quiser. Esse é meu ponto de vista. Mas analisando o processo político, a reeleição dele é complicada até o momento. Há dois meses, o PT nem o coeficiente eleitoral conseguia. Hoje, já não avalio assim. Algumas filiações que o PT conseguiu podem ajudar a alcançar o coeficiente. Mas isso não significa votos para o Vereador. Vejo hoje o PT nas mãos de Adeil. Certamente, o prefeito fará de tudo para eleger a sua esposa, que se filiou no PT, para vereadora, caso se confirme os boatos que ela deseja se candidatar. O partido também tem Sérgio que é Secretário de Adeil e está tendo mais aceitação eleitoral que Edmilson. A base eleitoral do vereador era no Bravo, mas sinto muitas críticas a ele por lá. Só para ficar em um exemplo, teve uma eleitora que disse que se arrependeu em ter votado em mim. Tomei um choque. Aí ela explicou: você não se elegeu, meu voto ajudou a eleger Edmilson e diz arrependida. Acho que ele terá dificuldades em conquistar a maioria que votou em mim na eleição passada. É melhor ele cair no esquema do “tráfico de doentes” ou outros métodos menos nobres porque voto consciente para ele já era.”

Conecta Serra Preta: Você acha possível Antonio Carneiro e Zelito no mesmo grupo político em 2012?

“Cheguei a imaginar a união dos grupos políticos em Serra Preta. A idéia partiu de uma conversa de articulação entre eu e Gil de Celé. Eleitoralmente seria um grupo decisivo. Não tinha pra ninguém! Mas acontece que politicamente não é tão simples. Pensava-se, logo no início, em Angélica e Gil formarem uma chapa, ou estudar a possibilidade de Angélica representar Antonio e Zelito e outra força política indicar o Vice. Isso era a teoria. Na prática, se via a movimentação de Antonio para ser candidato, embora negue por questão estratégica seu próprio nome. Ele quer que seus seguidores gritem por ele. Tática velha, mas que pode funcionar. Os aliados históricos de Antonio Carneiro chegou a pensar que Zelito apoiava Antonio para prefeito e este se comprometia em apoiar Zelito numa futura candidatura a Deputado. Possibilidade difícil de acontecer. Conversei com Antonio, representando o grupo que hoje administra o PCdoB, e percebi que ele tem outros planos para 2012, que é juntar as diversas forças em torno do seu projeto político – o que é natural. Por outro lado, Zelito colocou seu nome como pré-candidato a prefeito equilibrando a balança. Antonio mudou de tática se aproximando de outras lideranças, principalmente do PSD de Benedito, já acreditando na possibilidade de 02 candidaturas na oposição: A dele e a de Zelito. Sendo assim, vejo difícil a união. Mas como política é dinâmica, vamos acreditar no tempo. Mas volto a repetir: estou muito mais interessado em construir projeto de desenvolvimento em Serra Preta, através da prefeitura, do que eleger figurões que só pensam no poder. Deixo a responsabilidade para o povo decidir o futuro do município.”

Conecta Serra Preta: Como você avalia o mandato de Adeil nesses quase três anos de governo?

“Rapaz, essa pergunta é a que mais respondo diariamente. Para ser diferente, afirmo que Adeil é um “exterminador do presente”. Destrói escolas na zona rural e permite que correligionários saqueiem o prédio; abandona a Casa de Estudante; não se construiu escola, mas reformou uma no valor de 750.000,00 (sic); Acabou com o campeonato de futebol; vendeu carros em bom estado de uso e comprou outros novos para os correligionários utilizarem sábado, domingo e feriados; reforma casa de amigos que não precisam; Nomeou parentes em cargos estratégicos; realiza um só modelo de festa regada a bebidas; nomeou funcionário fantasma apenas para conquista o voto; o atendimento nos postos de saúde tem interferência de vereadores; cava as estradas da zona rural e diz que tá recuperando; cria a contribuição de iluminação pública, mas vários povoados estão com a iluminação precária. Até mesmo os investimentos Federais, via prefeitura, o cara faz de forma amadora. Os calçamentos novos estão com buracos; fez um assento no Estádio e diz que é arquibancada. Enfim, como posso avaliar positivamente este governo? Tenho até uma relação amistosa com o prefeito, mas não dar para fechar os olhos. Espero que o povo deseje algo melhor em 2012. “