Home » » Secretaria Municipal de Saúde convoca a população feminina para o programa de rastreamento do câncer de mama

Secretaria Municipal de Saúde convoca a população feminina para o programa de rastreamento do câncer de mama

Postado Por: Igor Almeida As sexta-feira, 23 de outubro de 2015 | 11:56

Compartilhe este artigo: :


Em 2015, a campanha do INCA (Instituto Nacional do Câncer) no Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sintomas e sinais em suas fases iniciais. Descobertos cedo podem ser tratados a tempo. A detecção precoce ajuda a reduzir a mortalidade e traz melhores resultados no tratamento de alguns tipos de câncer. 

Assumindo o compromisso com a população feminina para detecção precoce do Câncer de mama, a Prefeitura de Serra Preta, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, abraçou avidamente essa campanha.

Durante todo o mês de outubro as Equipes de Saúde da Família do município vem realizando palestras, consultas com as mulheres a faixa etária preconizada e solicitação de mamografia para rastreamento do Câncer de mama.

Assim, convocamos toda a população feminina na faixa etária de 50 a 69 anos completos para procurar a Unidade de Saúde da sua área de residência, ou os agentes comunitários para agendar o seu exame.

As mamografias serão realizadas no distrito do Bravo, em uma unidade móvel através de convenio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria da Saúde do Estado.

Período da realização dos exames será de  03 a 11 de novembro do ano em curso.

É preciso que a população alvo procure a unidade de saúde, com a cópia da carteira de identidade e cartão do SUS (do município de Serra Preta).

Atenciosamente, 
Rennê Figueredo, secretário municipal de saúde.