Home » » Prefeito de Serra Preta marca presença na XVII marcha dos municípios.

Prefeito de Serra Preta marca presença na XVII marcha dos municípios.

Postado Por: Igor Almeida As quarta-feira, 21 de maio de 2014 | 17:45

Compartilhe este artigo: :

Prefeito Adeil, primeira dama Jeane e o serrapretense Karlos Figueredo.

Durante a semana passada, entre os dias 12 e 15, aconteceu em Brasília a XVII Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios realizada pela CNM - confederação nacional dos municípios. Mais de 4 mil prefeitos de todo Brasil compareceram ao evento, além de vereadores, secretários e etc. Entre os convidados para os debates estavam os candidatos a presidência da república, o senador Aécio Neves, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, além do Ministro da Educação e o Ministro da Saúde, entre outros representantes do governo federal.

Prefeitos recebidos na câmara dos deputados pelo presidente da casa dep. Henrique Alves
Prefeito Adeil participando da banca da Bahia com os deputados e prefeitos bahianos no plenário.
Os gestores expuseram a crise financeira enfrentada pelos Municípios e falaram sobre as consequências do subfinanciamento dos mais de 390 programas federais. Também destacaram que o principal motivo da atual situação financeira falida dos municípios está na política de isenções fiscais concedidas pelo governo, causando a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Segundo o TCU, apenas do FPM foram retirados R$ 77 bilhões nos últimos cinco anos”. As reivindicações dos gestores foram expostas durante todos os momentos do evento. Aos candidatos à presidência da República, os municipalistas cobraram o compromisso com a valorização da pauta municipalista. Os pontos prioritários foram: aumento do FPM; redistribuição dos royalties; compensações pelas perdas por desonerações fiscais, reajuste dos valores repassados à manutenção dos programas federais, o reajuste do piso do magistério pelo INPC, a atualização da lei que trata do ISS e o encontro de contas da Previdência.

A Marcha também marcou a consolidação da campanha liderada pela CNM Viva o seu Município, que paralisou as atividades de quase duas mil prefeituras de todo o país no dia 11 de abril com o objetivo de mostrar à população os motivos e os efeitos da crise.

Entres os principais avanços obtidos na Marcha, foram destacados a instalação na Câmara dos Deputados da comissão especial destinada a analisar a proposta que aumenta o Fundo em 2%, no mínimo de sessões regimental; a inclusão na ordem do dia da apreciação da liminar concedida pela ministra Carmen Lucia na ação que trata dos royalties; e a responsabilização da União em relação ao financiamento dos pisos das categorias, com o pagamento total do benefício.



O prefeito Adeil Figueredo do município de Serra Preta - Bahia, esteve presente durante todos os dias do evento fortalecendo o movimento e buscando melhores condições de vida para o povo do seu município(Informações Assessoria de imprensa da prefeitura)