Ontem (27), a Secretaria de
Educação do municio de Serra Preta, Jeanne Batista, participou de uma reunião
onde estavam presentes Joema Alves, Chefe do Departamento de Ensino e Dra.
Dorotéia Azevedo Mota, Juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Feira de
Santana, Coordenadora do Programa TJC na Bahia e pioneira na implementação
desse trabalho nos municípios do semiárido baianos.
Essa reunião teve como princípio,
o interesse do município em incorporar nas suas atividades o Programa Trabalho,
Justiça e Cidadania, o qual tem como finalidade, capacitar os professores e
gestores da rede de ensino, para incorporar nas matérias básicas como (português,
matemática, geografia e história) conceitos relacionados a direitos e deveres,
bem como estimular e potencializar o cidadão que existe dentro de cada
estudante.
Esse programa já é implantado em
algumas cidades da Bahia, como Feira de Santana e Salvador, sendo Serra Preta
precursor nesse programa entre os municípios Bacia do Jacuípe.
O programa é dividido em 3
etapas, sendo que na primeira os professores recebem palestras e cartilhas
sobre os temas, para poderem desenvolver em sala de aula princípios e Valores
sobre o direito. Na segunda etapa, também chamada de “tira dúvidas”, os alunos
irão poder compartilhar suas experiência e suas dificuldades sobre os assuntos,
assim sendo, serão supridas as dúvidas e os problemas enfrentados, para que o
programa realmente mude a realidade dos alunos. Na terceira e ultima etapa,
acontece a “culminância” que é a apresentação pelos alunos de tudo que eles
aprenderam durante a execução do programa, podendo ser na forma de música,
textos, peças e etc.
Esse programa já acumula diversos
resultados positivos nos municípios onde foram implantados, sendo importante
essa iniciativa, para melhorar cada vez mais o ensino dos alunos de Serra Preta.
Informações assessoria de imprensa da prefeitura de Serra Preta