Home » » Multidão acompanha Angélica (PCdoB) na inauguração de seu Comitê Eleitoral

Multidão acompanha Angélica (PCdoB) na inauguração de seu Comitê Eleitoral

Postado Por: Igor Almeida As segunda-feira, 20 de agosto de 2012 | 18:37

Compartilhe este artigo: :
Em ritmo de cortejo popular, oposição acumula força e já fala em vitória eleitoral

Comitê Eleitoral de Angélica funciona na antiga casa da candidata
Multidão comparece na inauguração do Comitê Eleitoral em Bravo
O que deveria ser uma simples inauguração de um comitê, terminou sendo um verdadeiro tsunami de eleitores gritando o “agora é ela” pelas ruas do Bravo. Músicas, agitação, discurso, queima de fogos e muitos eleitores aderindo à campanha de Angélica caracterizaram o sábado, 18 de agosto.

“Quando o povo quer não adianta contrariar” está sendo a marca da campanha de Angélica. O refrão do jingle da candidata parece ser uma realidade. Campanha sem dinheiro e enfrentando a força econômica de Adeil (PMDB), só o poder do povo para impedir a reeleição do prefeito. “Em Serra Preta, não cola reeleição. Se o prefeito não faz nada no primeiro mandato, imagine no segundo!”, respondeu um eleitor que acompanhava o ato político.

Além da força do povo, Angélica (PCdoB) parece contar com a sorte ao seu lado. Enquanto Adeil (PMDB) conta com pessoas pagas, cargos de comissão e empresa especializada para estruturar a campanha, Angélica conta apenas com uma rede de voluntariados e aliados políticos. “São dois milhões contra o tostão”, declarou Dozinho, atual vice-prefeito, mas apoia Angélica.

Isso ficou claro na inauguração do comitê. Há uma semana, a candidata nada tinha de estrutura para o evento político. Porém, de seus eleitores surgem à superação das dificuldades. A casa para ser o comitê foi doada pela eleitora Socorro. Materiais gráficos e transportes são dos apoiadores da campanha. Combustível, água e alimentação cada voluntário paga a própria despesa. “Não temos grandes financiadores de campanha, a ajuda financeira nem sempre cobre as despesas, mas a força de vontade de todos é quem me dá a certeza de uma vitória em 07 de outubro”, revela Angélica (PCdoB).

Adeil, que apostava na descapitalização da oposição para sacramentar o início de um reinado, caiu na real neste sábado que a vitória fácil está cada vez mais difícil. A multidão de voluntários que compareceu para inaugurar o comitê de Angélica parecia comemorar a saída do prefeito antes mesmo da eleição. Gritos de “basta”, “acabou”, “já era reeleição” contagiaram os eleitores e simpatizantes da candidata.

Provocação

Em vão, Adel tenta juntar seguidores para frustrar inauguração do comitê de Angélica

Prefeito tenta organizar eleitores defronte a inauguração do comitê de Angélica
O prefeito Adeil (PMDB) contava em atrair mais pessoas que o evento de Angélica na praça. Logo cedo, sectários, funcionários da prefeitura, o próprio prefeito e sua esposa abandonaram seu comitê e se fixaram no Bar da Praça, conhecido como “Bar de Zé Carlos”. O Bar fica defronte ao Comitê de Angélica e bem distante da feira livre, onde o carro de som de Adeil deveria propagar das 10h às 12h. A tática do grupo de Adeil era provocar eleitores ou mesmo torcer por um fracasso de público no evento político de Angélica.

O dia não estava nada fácil para Angélica, já que a semana foi chuvosa em todo município e a previsão do tempo indicava chuva durante todo o sábado. Eleição tem prazo e não dava mais para adiar. As 8h da manhã apenas organizadores estavam presentes no comitê. Placas sendo colocadas na praça, últimos ajustes no espaço, mas pouca presença do púbico.

Mário Ângelo busca acordo para evitar violência

Enquanto isso, o prefeito organizava seu bloco no Bar, regado à cerveja. Até mesmo moradores do município de Baixa Grande (onde o prefeito comprou fazenda) se disfarçavam como apoiadores de Adeil. Mas o prefeito, mais uma vez, não conseguiu acumular pessoas. Carros de som competiam. A oposição com apenas um; o prefeito com 02 potentes. A polícia foi acionada e se ensaiou um entendimento entre os dois grupos.

Prefeito Adeil ordena som alto na frente do comitê de Angélica
Porém, quando gradativamente uma multidão se formava na frente do comitê de Angélica, o grupo do prefeito se desesperou e tentou, a todo custo, impedir a manifestação popular da oposição. Atitude em vão! O “arrastão do 65”, como os eleitores chamavam, ocuparam as ruas do Bravo em uma ordeira passeata. Rua do Norte, Baixada, Rua 21 de Abril, Rua João Azevedo, Rua de Ananias e em frente do comitê ficaram marcados pelo maior evento político já realizado este ano.

Angélica saiu ganhando disparadamente na organização e civilidade. Tentando a última cartada, Adeil se desespera e ordem que seu potente carro de som se aproximasse próximo do comitê de Angélica para tentar impedir os discursos de lideranças e candidatos. “O que se vê aqui é uma falta de educação”, discursou Nadinho, vice de Angélica.

Som alto de adversário tenta impedir discurso de lideranças

O ponto alto da provocação aconteceu quando o radialista Valter Vieira contagiou o povo com seu discurso eloquente. Assim que Valter afirmava que o grupo do prefeito não tem compromisso com o povo, mas sim com o próprio bolso, o carro de som do prefeito aumentou o volume mais ainda.

Valter Vieira discursa sobre a importância de eleger Angélica

O povo reprovou a atitude do prefeito


“É o desespero de quem só coloca algumas pessoas na praça se pagar

Carros de som e ônibus com provocadores foram reprovados por moradores
Os moradores não gostaram da atitude do prefeito. Muitos acharam que faltou respeito e razoabilidade. “Quem perdeu foram eles, alguns eleitores dele mesmo reprovaram essa atitude autoritária”, avaliou ‘Seu’ Antônio, que prestigiava a Inauguração do Comitê. “É o desespero de quem só coloca algumas pessoas na praça se pagar. Eles provaram que não sabem perder”, gritava uma senhora que passava entre os dois grupos políticos.

Na avaliação do Advogado Daniel Bruno, que representava o Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB), a postura do grupo do prefeito foi um “atentado à democracia”. Segundo o advogado, Angélica saiu ganhando com o desrespeito do adversário. “Quem bate, perde. O povo quer ouvir proposta e analisar quem realmente tem a capacidade administrativa”.

Angélica garantiu que nada mudar em sua postura com atitude autoritária do prefeito e que vai continuar respeitando todos os adversários e eventos políticos.“Irei sempre orientar meus eleitores a conduzir o processo eleitoral na maior civilidade. O nosso objetivo é levar nossa mensagem, propostas e ganhar a eleição dia 07 de outubro”.
(Informações Mario Ângelo)