Home » » Eleição: Um domingo para esquecer

Eleição: Um domingo para esquecer

Postado Por: Igor Almeida As quarta-feira, 15 de agosto de 2012 | 07:58

Compartilhe este artigo: :
Sem grande participação de eleitores, Adeil realiza ato político em Ponto de Serra Preta

Foto oficial do site de Adeil
Adeil não consegue apoio do povão como em 2008

O prefeito e candidato a reeleição, Adeil Figueredo (PMDB), sente na pele um momento de impopularidade. Se na inauguração do comitê em Bravo o público foi abaixo do esperado, em Ponto de Serra Preta a presença das massas não existiu.

Tentando demonstrar força como na eleição passada, o prefeito Adeil agoniza em mobilizar diversos seguidores no Distrito. Poucos foram os que compareceram. Cerca de 250 pessoas acompanharam a curta caminhada pelas ruas do Ponto de Serra Preta. A sorte do prefeito ainda é a presença de servidores contratados e cargos de comissão, caso contrário, ficaria praticamente só.

Moradores que assistiam nas calçadas relatavam que apenas os que estão “comendo” são os que acompanham o ato político. A expressão popular “comendo” se refere aos cargos de comissão ou mesmo possíveis “funcionários fantasmas”.
Site da campanha de Adeil afirma que foi apenas "caminhada"

O site oficial da candidatura de Adeil diz que foi apenas uma caminhada, mas a notícia que se espalhou no município era a inauguração do comitê político em Ponto. Certamente, a fraca participação popular fez a equipe de marketing de o candidato mudar o conceito do ato.

Desde 8h, que a organização do evento tentava concentrar pessoas para a caminhada. 10h já se via o desespero de alguns. “Ainda falta chegar ônibus de outras localidades”, comentou um dos seguidores. Mas o tempo passava e não podia mais esperar. A pequena caravana então resolveu partir pro tudo ou nada. De fato, as 11h20min um ônibus chegou com 40 pessoas, mas já era tarde demais.

Para completar a crise do ato político de Adeil, o mini-trio da campanha de Angélica (PCdoB) entrou em cena no horário estabelecido pelo TRE. Músicas críticas a administração e o discurso forte do locutor da oposição chamaram a atenção dos moradores do Ponto. Alguns poucos seguidores de Adeil sentiram-se incomodados e apontaram o dedo de negativo para o mini-trio. Outros que participaram da caminhada revelaram que só estavam ali porque eram obrigados, senão sofrem retaliações administrativas, já que não possuem estabilidade.

Avaliação de Conjuntura
Angélica tem tudo para ganhar a eleição

Dr Benedito e o atual vice-prefeito Dozinho apoiam Angélica
A campanha de Angélica está em alta. Sem dúvida, nenhum analista político podia prever o crescimento da candidata. Nenhuma pesquisa foi registrada e divulgada, mas moradores comentam que a “mulher tá melhor que o prefeito”. Partidários do prefeito dizem que é fogo de palha, “quando Adeil começar a gastar não tem pra ninguém”, revela um partidário que pediu para não expor o nome.
Para os partidários amantes da política, a ida de Antonio Carneiro derrotou Adeil antecipadamente e cresceu Angélica. Como política não é ciência exata, Antônio pensou que negociando sozinho levaria seus eleitores, mas isso não aconteceu. Eleitores fieis no passado romperam sistematicamente com Carneiro. “Eu não sou objeto para ser comprado”, disse Azulão do Ponto ex-partidário.

Moacyr e Antonio criticaram Adeil, mas horas depois declaram apoio ao prefeito
"Adeil não tem dinheiro para pagar um remédio para quem precisa, mas tem dinheiro para pagar cachaça."
Antonio Carneiro em reunião no Ponto, horas antes de negociar com Adeil.

Angélica ficou com a simpatia e a coerência da oposição; Adeil com o peso da incoerência e da falsidade da relação com Antônio e Moacyr. Dias antes dos dois dinossauros apoiaram Adeil, estes criticaram fortemente a administração. Moacyr chamou a Câmara como “a pior de todos os tempos” porque não fiscaliza os desmandos do prefeito, já Antônio afirmou que o prefeito abandonou a prefeitura e só paga cachaça para o povo.

Tirando proveito da situação, Angélica ganhou apoios decisivos como Benedito, Dozinho (atual Vice-Prefeito), Aldinho e o vereador Mário - sem contar com Nadinho (PP) que formou a chapa junto com Angélica. A resposta de Adeil foi tentar desarticular Angélica tentando repatriar os ex-aliados. Buscou tirar Nadinho da chapa negociando com a família do político. “Eles telefonaram para Dr. Edson e recebeu um não bem grande”, comentou Nadinho.
Adeil tentou impugnar Nadinho, mas se deu mal
Em seguida, entraram com pedido de impugnação de Nadinho. Em vão! A Justiça Eleitoral negou. Tentou desestabilizar a coligação pedindo a impugnação do candidato a vereador Alex. Outro tiro no pé! Alex partiu para o contra-ataque e descobriu que o advogado da coligação de Adeil praticou crime eleitoral, usando o fax da Prefeitura de Ipecaetá e o candidato deve pedir a impugnação do Advogado, já que este é candidato a vereador na cidade vizinha.

A última agora de Adeil é tentar confundir a Justiça Eleitoral. A Coligação do prefeito entrou com pedido de impugnação da candidatura de Angélica, alegando que a candidata participou da inauguração da BA 120, o que não é verdade. A coligação usou imagens do nosso blog e do Conecta Serra Preta para forjar as provas.

O candidato a vice-prefeito, Nadinho, entrega a defesa contra a alegação de Adeil
Em nenhum momento afirmamos que Angélica participou da inauguração. Angélica participou de um almoço na fazenda particular do médico Benedito, junto com lideranças regionais, candidatos e com o Governador Wagner e o Vice-Governador Otto Alencar. Porém, o prefeito Adeil (PMDB) e Angélica (PCdoB) assistiram ao ato de inauguração, mas ficaram impedidos de participar da solenidade porque são candidatos.

Almoço com o governador aconteceu bem depois da inaguração da BA 120
“Estou tranquila quanto às mentiram dos adversários. Quanto mais eles mentem, mais o povo nos apoia. O povo não aceita mentiras. Essa tática é o último recurso de quem está com a eleição perdida”, declarou Angélica em seu comitê no Ponto de Serra Preta horas antes de entrar com a defesa na Justiça Eleitoral.
(Informações Mario Angelo)