Home » » Angélica é a candidata da oposição

Angélica é a candidata da oposição

Postado Por: Igor Almeida As quinta-feira, 28 de junho de 2012 | 06:59

Compartilhe este artigo: :
Fortalecida, Angélica parte pra cima de Adeil e diz que Serra Preta precisa de uma prefeita

Angélica conta com os mesmo líderes vitoriosos em 2002 com Dr. Benedito
Há dias o povo de Serra Preta esperava pela formação do cenário político para a disputa eleitoral de 2012. Adeil que desde o início do mandato já se dizia que não abria mão da reeleição, perdia parte de sua base de apoio. Já a oposição tentava juntar os descontentes e buscava a simpatia popular.

Adeil contava com o apoio de Targino e Benedito. No campo da oposição tinha Zelito e Angélica, Dozinho (atual vice-prefeito), Valter Vieira, a Militância Vermelha, Antônio Carneiro e Moacyr. Carneiro tentou formar o chamado “grupão”, unindo os diferentes interesses de líderes, mas sem sucesso. Zelito retirou seu nome da disputa, acreditando que Angélica seria um nome mais leve para agregar as lideranças.

De articulador, Antônio Carneiro passou a tentar desarticular a oposição. Vaidoso, Antônio que sempre esteve no poder, encostava-se na oposição apenas com a vontade de conduzir os líderes para o campo de seu interesse político e pessoal. Muitos sabiam que o momento era de Angélica, mas Antônio citava todos como candidato, inclusive seu filho Franklin. Carneiro adiava datas e jogava com todos.

Reta Final

Aldinho e Dr. Evangivaldo declaram apoio a Angélica
Angélica já se colocava como pré-candidata e buscava apoio paralelo aos interesses de Antônio Carneiro. Mas Carneiro ainda conseguia seduzir alguns da oposição vendendo a ilusão que era “homem de palavra”. A última cartada de Antônio foi à realização de uma reunião ampla no Ponto de Serra Preta. Segundo ele, a reunião objetivava organizar os pré-candidatos a vereadores e claro mais uma rodada de entendimento. Antônio e Moacyr fizeram duras críticas ao prefeito Adeil. Antônio disse que Adeil pagava cachaça em bar, mas não pagava um remédio de 10 reais para quem precisa. Moacyr foi mais duro, denunciando que Adeil abandou a prefeitura e que atendia o povo em sua fazenda. Jogou a culpa na câmara de vereadores, qualificando como “a pior de todos os tempos”.

Sem tempo a perder, líderes como Zelito e Dozinho lançam Dó do Ponto como candidato a prefeito. Antônio disse que apoiava, mas era fato que o nome de Dó não lhe agradava. Antônio queria seu filho. A reunião foi um relativo sucesso, mas o candidato da oposição não saiu. Um dia depois, domingo (17), Antônio convida Mário Ângelo e o grupo da Militância Vermelha, liderado pela professora Nívea e Hélio em sua residência. Antônio, que dificultou ao máximo a candidatura de Angélica, se dizia favorável à candidata. “Dó é um barco para se construir e Angélica é um barco andando”, dizia. Muito entusiasmado, Antônio confirmava que Angélica é a única candidata no momento para vencer as eleições. Afirmava também que era importante Zelito ser candidato a vereador. “Zelito é o único que não se vende vai somar muitos votos”, analisava. Ao questionar sobre a veracidade do apoio, Antonio respondeu a Mário Ângelo que a decisão estava tomada. “Quer que eu assine um documento, eu assino”, confirmou.

Angélica candidata

Mario, Dó, Dr Benedito e esposa fortalecem a candidatura de Angélica

Aldinho e o grupo Militância Vermelha organizando a pré-candidatura
Angélica volta ao cenário com toda a força. Agora com o apoio de Antônio, Zelito e Dozinho. Ainda se tentava a participação de Benedito. O povo acredita que onde Benedito tiver, ganha a eleição. “Ele (Benedito) me deu 05 dias para sair do governo, mas ainda não me procurou”, dizia Antônio. Para Carneiro, a saída de Benedito desmontava o governo de Adeil todo. “Se Benedito ficar não soma muito, mas se ele sair o governo acaba”, analisa.

Angélica e Zelito estiveram ainda no domingo (17), a pedido do PCdoB e da base de apoio, com Antônio para acertar detalhes da candidatura. Antônio confirmou o apoio, embora com menos entusiasmo. Disse que estava sofrendo pressão de seu grupo, mas continuava junto com a oposição, falou em até ficar “neutro”. Tirou fotos com Angélica e ficou de enviar a documentação necessária para realizar a convenção conjunta no dia 29. Chegou a procurar Mário Ângelo e pediu para não divulgar as fotos antes da convenção, como uma forma de ganhar tempo e explicar ao seu grupo a importância do entendimento.

O golpe e o tiro no pé
Foto: Jr Celul@res
Antonio abre mão da "palavra" e apoia Adeil, deixando eleitores revoltados
Na segunda-feira, 18, Antônio abriu mão de sua liderança e aceitou ser liderado. Carneiro caiu de vez nas garras de Adeil e decidiu apoiá-lo. Menos de 24 horas, Antônio decidiu apoiar Adeil e Vando, pessoas que praticamente lhe liquidaram politicamente. É notório que os irmãos deram um xeque-mate em Antônio. Ficaram com a Rádio Comunitário, com a lotérica, com a Prefeitura, com parte do grupo político e agora com o próprio Carneiro.

Se Antônio errou feio na eleição passada promovendo o jogo dos dois irmãos candidatos, este ano ele perde de goleada. Além de representar pouco, já que parte de seus eleitores não lhe segue mais, Antônio jogou no lixo o seu marketing político que era um “homem de palavra”. Além disso, provocou revolta em seus fiéis eleitores, que devem votar na oposição como resposta.

Não se sabe o que Antônio Carneiro negociou com Adeil em proveito próprio. Mas é fato que ele fez seu eleitor de tolo e insignificante. Porém, Antônio não esperava uma forte reação contrária do eleitor. A atitude dele foi reprovada nas ruas e citada como um golpe em si mesmo.

A oposição que nada tem haver com isso, ganhou prestígio e força. A saída de Antônio Carneiro pela porta do fundo ajudou a formar a oposição de verdade. No mesmo dia do golpe, segunda-feira, 18, Benedito e o vereador Mário (PSD) abandonou Adeil. Aldinho organizava uma frente em prol de Angélica. Dozinho, Dó, Evangivaldo, Valter Vieira e a Militância Vermelha também declaram apoio a Angélica. Esta ainda pode contar com o apoio do Deputado Alan Sanches (PSD), que deve se tornar força antagônica com Targino Machado.

Briga de Gigantes

Dozinho (Vice-prefeito), diz estar muito confiante na vitória de Angélica
Praticamente a arena está formada para a disputa em 2012. Adeil parte para a reeleição e já fez sua convenção na sexta-feira, 22. Já Angélica conseguiu organizar as alianças desejadas com o apoio de 03 ex-prefeitos (Dr. Benedito, Dozinho e Zelito), inclusive Dozinho é atual vice-prefeito. Além disso, conta com a chegada do vereador Mário Gonsalves, do grupo Militância Vermelha, do ex-vereador Aldinho, dos suplentes de vereador Raquel da Lagoa e Mário Ângelo, de Dó, Juracy Lima, do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, de líderes religiosos e da simpatia popular. Apoios externos também aproximam como parte da base do governo Dilma e Wagner, do Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB), Neusa Cadore (PT), do prefeito de Capela do Alto Alegre, Dr. Nei (PCdoB), Messias Gonzaga (PCdoB) e possivelmente do Deputado Alan Sanches (PSD).

Segundo Angélica, além de sentir o clima das ruas favorável, muitos do grupo do prefeito estão lhe procurando e deve tomar outras decisões a partir de agosto quando as campanhas ganham ritmo. “Dessa vez, a disputa será mais equilibrada e justa do que a eleição passada, onde enfrentei os dois irmãos praticamente sozinha. Fazer campanha com tanta gente me ajudando a energia é melhor, ainda mais que o povo de Serra Preta não gosta de reeleição”, avalia Angélica.


A Convenção da Oposição será sábado, dia 30, no Colégio Estadual Renato Medeiros Neto - CERMN, em Bravo, a partir das 8:30h

Além das lideranças, Angélica pode contar com a presença de Dr. Nei (prefeito de Capela), Deputado Federal Daniel Almeida (confirmou chegar 12h), Deputado Estadual Alan Sanches (PSD), Neusa Cadore (PT) e Bobô, Diretor da SUDESB e ex-jogador campeão brasileiro em 1988 pelo Bahia.

(Informações Mario Ângelo)