Home » » Cruz das Almas terá ato popular pela preservação das espadas

Cruz das Almas terá ato popular pela preservação das espadas

Postado Por: Igor Almeida As segunda-feira, 14 de maio de 2012 | 03:52

Compartilhe este artigo: :

Um ato popular pela preservação das espadas durante o São João será realizado neste sábado (12) pela Associação dos Espadeiros de Cruz das Almas. A concentração será às 9h, na Praça Senador Themístocles. Segundo o presidente da associação, Eurícles Neto, os protestos serão pacíficos. Além disso, ele ressaltou a importância do ato. “O movimento não tem ligação política. Queremos que a nossa tradição seja mantida”, disse em entrevista ao jornal de circulação estadual.

Os espadeiros vão elaborar um abaixo-assinado com assinaturas das pessoas que desejam que a tradição seja mantida, além de avaliar o número de pessoas que gostam dos fogos. No ano passado, a juíza Luciana Amorim Hora, da Vara Criminal de Cruz das Almas, proibiu a tradicional atividade em todo o período junino no município.

A magistrada acatou a ação pública ajuizada pelo promotor criminal do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Christian Menezes, que argumentou que a “guerra de espadas causa lesões não aos que praticam a ação, como aos demais populares e aos patrimônios privados e públicos”.
(BAHIA NA POLITICA)