Um ato popular pela preservação das espadas durante o São João será realizado neste sábado (12) pela Associação dos Espadeiros de Cruz das Almas. A concentração será às 9h, na Praça Senador Themístocles. Segundo o presidente da associação, Eurícles Neto, os protestos serão pacíficos. Além disso, ele ressaltou a importância do ato. “O movimento não tem ligação política. Queremos que a nossa tradição seja mantida”, disse em entrevista ao jornal de circulação estadual.
Os espadeiros vão elaborar um abaixo-assinado com assinaturas das pessoas que desejam que a tradição seja mantida, além de avaliar o número de pessoas que gostam dos fogos. No ano passado, a juíza Luciana Amorim Hora, da Vara Criminal de Cruz das Almas, proibiu a tradicional atividade em todo o período junino no município.
A magistrada acatou a ação pública ajuizada pelo promotor criminal do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Christian Menezes, que argumentou que a “guerra de espadas causa lesões não só aos que praticam a ação, como aos demais populares e aos patrimônios privados e públicos”.(BAHIA NA POLITICA)