Home » » Entrevista com Alexsandro Matos.

Entrevista com Alexsandro Matos.

Postado Por: Igor Almeida As sexta-feira, 27 de janeiro de 2012 | 15:08

Compartilhe este artigo: :
"Apóio à pré-candidatura de Zelito Leite para prefeito. É um cidadão honesto e fez uma administração invejável no inicio da década de 90"

Alexsandro também faz parte dos editores do jornal O Paredão
O nosso blog, sessão O Paredão, traz a entrevista do Bombeiro Militar Alexsandro Matos. Conhecido por falar o que pensa, Alex é mais um jovem que deseja implementar mudanças em Serra Preta. Ex-filiado do PT e atualmente sem partido, Alexsandro defende o nome de Zelito (PCdoB) como pré-candidato a prefeito em 2012. A entrevista foi realizada através de e-mail e vale a pena conferir:

Blog: Você é um homem do campo e da cidade ao mesmo tempo. Sua infância foi na fazenda Macaco, hoje mora em Bravo, trabalha em Feira de Santana, mas também passou um período em São Paulo. Qual a avaliação que você faz desta vida migratória?


Sou o filho caçula do Sr. Possidonio Azevedo Matos (Iozinho do Macaco) e dona Alvalinda Cerqueira Gonçalves, nasci e morei no Macaco até os 20 anos de idade. Fui morar em Salvador de 1999 a 2002, quando ingressei no Corpo de Bombeiros, vindo a conviver com meus pais até os 32 anos de idade. Em 01 janeiro de 2011, com o meu casamento vim morar em definitivo no Bravo. A minha passagem por São Paulo e Rio de Janeiro aconteceram em períodos de férias da escola ou do trabalho. Foi uma experiência muito boa, pois eu pude experimentar a tranquilidade do campo com o desenvolvimento dos grandes centros. Com essa oscilação entre o campo e os grandes centros pude ter uma visão crítica mais acentuada da falta de políticas pública em Serra Preta e por onde passei.

Blog: Você ganhou o apelido de “supersincero” por falar o que pensa. Vale à pena expor o que pensa nos dias de hoje?

Sim. No meu entendimento a liberdade de expressão é uma das maiores riquezas que o ser humano pôde conquistar, mas entendo que no mundo corrupto em que convivemos, as pessoas temem a verdade e passam a ver você como implicante e problemático. O Brasil está carente de políticos ideológicos e nacionalistas para que venham colocar suas teorias em ação. Fui educado a conviver com a verdade, quem não gosta do meu estilo, paciência, nem Jesus Cristo agradou a todos.

Blog: Antes de passar no concurso público para o Corpo de Bombeiro do estado da Bahia, você me disse que passou no concurso da Prefeitura de Serra Preta e Adeil lhe fez uma proposta para sair do PT, que ele lhe garantiria a posse do concurso. Relembre essa história para nossos leitores?

Em janeiro de 1998, na administração do prefeito Antonio Carneiro foi realizado o primeiro concurso de Serra Preta, onde concorri ao cargo de Auxiliar Administrativo. Alcancei o 5º lugar, daí, antes de ser empossado, fui abordado pelo o então Secretário Adeil Figueredo, que me propôs sair do PT e até mesmo deixar de andar com os amigos do PT. Daí, respondi ao mesmo que nunca tinha ido a procura dele por emprego ou benefícios parecidos. Em resposta me colocaram para trabalhar no Povoado do Morro do Curral, onde na época ficaria inviável para mim. Preferi abrir mão do primeiro emprego. Mas é passado, não guardo mágoa por esse fato, nunca votei no mesmo por ter métodos políticos que não condiz com um democrata e nunca vi no atual prefeito capacidade e vontade para fazer as mudanças que Serra Preta precisa.

Blog: Por que hoje você está fora do PT?


Comecei militar no PT ainda adolescente, vindo a me filiar no ano de 2001. Achava lindo o projeto petista para o Brasil e em especial Serra Preta. Eu não entendia porque os fazendeiros tinham tanto ódio de Lula, então comecei a pesquisar a vida do presidente, dos fundadores petistas e o que eles pregavam. Daí, percebi que era o projeto que mais se adequava a minha linha de raciocínio, daí percebi que o PT pregava a reforma agrária, tudo que os latifundiários não queriam, reforma agrária essa que Lula não teve coragem de fazer. Em Serra Preta, o PT cresceu no campo da oposição, nós éramos o grito de desabafo de centenas de pessoas oprimidas pelo sistema. Por desentendimentos internos, o partido deixou de fazer oposição e se calaram a várias indecências, isso já na década de 2000, perdendo assim o seu brilho e a credibilidade junto à população. As coisas começaram a desagregar de vez quando Cal do PT derrotou Edmilson no PED, daí pra cá foram só brigas internas. Tentei colocar a minha candidatura no PED seguinte para salvar o prestígio do partido, alguns membros lutaram contra, como se fosse uma eleição para prefeito ou governador. Não tive apoio necessário, recuei e deixei que eles dessem o destino necessário ao partido. Resultado: jogaram a história de luta e os seus “princípios” no lixo. Começaram a apoiar as várias vergonhas em Serra Preta, como uso desnecessário de carro oficial, salário de 12 mil reais para prefeito, funcionários fantasmas, etc. Para não ser conivente, pedir a minha desfiliação. Dias depois, o PT caia de vez nos braços do prefeito. É verdade que o Brasil avançou após Lula, mas o PT vem usando os mesmos métodos que criticavam anteriormente, confundiram a mente do eleitor. Para os menos críticos todos são iguais, mas há de encontrarmos muitos políticos honestos.

Blog: Seu nome também é envolvido em eventos, como o show de Silvano Sales em Bravo e a organização do Encontro dos Serrapretenses em São Paulo. Pretende levar adiante eventos grandiosos assim?


Tenho vários parentes e amigos em São Paulo. Nos meus passeios, eu visitava muito pouco conterrâneos devido as suas ocupações e a grandeza da capital paulista, daí me surgiu à ideia de realizar um Encontro dos Serrapretenses. Apesar de várias dificuldades, coloquei o projeto do I Encontro em ação. Eu sonho um dia realizar um novo evento e reunir milhares de serrapretenses. Irei buscar apoio no governo do Estado ou até mesmo no Ministério da Cultura. Quanto ao show de Silvano Sales, só foi possível devido à amizade que tenho com Adriano Venturini. Como o mesmo, tinha interesse em mostrar o seu trabalho para os conterrâneos, ajudei ele na organização do evento. Um dia participando de uma administração em Serra Preta, espero que tão breve, ficaria feliz de ajudar no retorno da Micareta do Bravo e poder trazer para aqui grandes nomes da música baiana.

Blog: Pela internet, você polemiza com temas ligados a Câmara de Vereadores, Contribuição da Iluminação Pública, Sinal de Celular, Caixa eletrônico, Contas Públicas... Pretende disputar cargo eletivo ou é apenas briga por cidadania?

É um dever meu como cidadão, lutar por dias melhores e uma cidade mais digna de si viver, com melhor distribuição de renda e transparência no que é público. Infelizmente o foco dos últimos gestores de Serra Preta é ficar rico com dinheiro público, a cidade e as pessoas ficam em último plano. Por ter uma postura ideológica e colocar as minhas decisões públicas, a sociedade me ver como possível candidato a um cargo eletivo, há grandes possibilidades já para 2012, pois vejo que através da política podemos reparar várias injustiças sociais.

Blog: Atualmente você não está filiado em partido algum. Pretende contribuir com algum grupo político nas próximas eleições?

Na verdade, constitucionalmente, o militar se filia no ato da convenção para registrar a sua candidatura, daí estou à vontade para escolher uma sigla partidária. Mas como tenho afinidades e projetos parecidos como o de Mário Angelo, Alexsandro Sena, Zelito Leite, entre outros companheiros, estarei em breve no PCdoB. Apóio à pré-candidatura de Zelito Leite para prefeito. É um cidadão honesto e fez uma administração invejável no inicio da década de 90. Eu ainda criança presenciei avanços que não vi nesses 20 anos que se passaram. Pode até alguém discordar de Zelito em vários pontos, mas é fato, foi o melhor prefeito de Serra Preta em todos os tempos. Embora a política precise de uma renovação, mas com pessoas que amem de verdade a cidade, e não tenham obsessão em acumular bens com dinheiro público. Temos que quebrar vários vícios na administração pública de Serra Preta tais como nepotismo, funcionários fantasmas, tráficos de doentes e assistencialismos diversos para que sobre dinheiro para investirmos com perfeição na saúde, na educação, habitação, esporte, saneamento básico, na agricultura e no bem estar das pessoas.
(Informações de Mario Angelo)