Home » » Sesab confirma três mortes por meningite tipo C em Sauípe.

Sesab confirma três mortes por meningite tipo C em Sauípe.

Postado Por: Igor Almeida As domingo, 11 de setembro de 2011 | 16:05

Compartilhe este artigo: :

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a ocorrência de sete casos de meningite meningocócica do tipo C, no município de Mata de São João. De acordo com nota divulgada na tarde deste domingo (11), três casos evoluíram para óbito, sendo dois do sexo masculino e um do feminino. As outras quatro vítimas encontram-se internadas em estado grave no Hospital Couto Maia. A Sesab informou ainda que todos os atingidos são funcionários do Complexo Hoteleiro de Sauípe em atividades que não mantém contato com o público e que nenhuma ocorrência foi registrada nem entre os hóspedes dos hotéis que integram o referido complexo, nem em demais moradores da região.

O primeiro caso chegou ao conhecimento da Secretaria no último domingo (4). A partir daí, de acordo com a nota, a Sesab, juntamente com as secretarias de Saúde de Camaçari, Mata de São João e Entre Rios iniciaram medicação preventiva para todas as pessoas que tiveram contato direto com os trabalhadores que apresentaram os sintomas da doença, tanto no ambiente de trabalho como no domiciliar.

"Cerca de 1.800 pessoas receberam a medicação e nenhum novo caso ocorreu nas últimas 24 horas. Como medida complementar, a administração do Complexo Hoteleiro Sauípe, está programando para os próximos dias, a vacinação de todos os funcionários", afirma trecho da nota.

De acordo com a Sesab, a medicina preventiva, com uso de antibióticos, é a medida mais eficiente para bloquear o surgimento de novos casos, já que a vacina não traz proteção imediata. A medicação, porém, deve ser feita sob rigorosa orientação médica.

Além desta ação, o número de profissionais para o atendimento médico foi ampliado no Complexo e as equipes da Vigilância Epidemiológica estão realizando palestras de esclarecimento sobre a situação epidemiológica atual e medidas de prevenção da doença para todos os funcionários do complexo hoteleiro.

Porto de Sauípe - A cozinheira de um hotel em Porto de Sauípe e moradora da localidade próxima ao Complexo Costa de Sauípe afirma que a população da região está assustada com os casos de meningite resgistrados. Em especial porque um grande número de pessoas que moram na cidade, trabalham no complexo hoteleiro, detalha a profissional que preferiu não se identificar.

Uma das reclamações é a falta de informação e de orientação aos moradores. Como estão com medo e não sabem se a a doença está controlada, ela e parentes decidiram não mandar os filhos para escola nesta segunda-feira, 12.

Ela conta que a proprietária do hotel onde trabalha orientou que os funcionários utilizassem luvas e máscaras para fazer a higienização dos quartos.

De acordo com a cozinheira, a precaução teria sido redobrada no último fim de semana quando muitos hóspedes do hotel em questão participaram do Sauípe Folia, festa de axé music realizada no complexo hoteleiro.

(Informações de atarde)